Imagine que você acaba de iniciar o dia de trabalho e chega o primeiro cliente à sua loja. Então seu vendedor o atende. O cliente procura por uma peça que está difícil de encontrar. Quando seu vendedor procura no sistema pelo produto solicitado… que maravilha!! Vocês têm exatamente a peça que o cliente procura.
Só que, quando ele vai até o estoque para buscar o item, ele procura, procura e procura, mas não acha. Quando pergunta para um de seus colegas de trabalho, é informado de que não existe mais essa peça no estoque, pois a última unidade foi vendida ontem.
Enquanto isso, o cliente começa a ficar impaciente com a demora em ser atendido. E lá vem o seu vendedor, envergonhado, dizer que foi um equivoco e que na verdade a loja não possui esse produto no estoque.
Imagine como esse cliente sairá de sua empresa! Satisfeito? Claro que não.
Suponhamos que em outra situação um cliente chegue até sua loja e esteja comprando um item que realmente vocês possuem em estoque. Porém, como todo cliente, começa a “chorar” por um desconto. Então seu vendedor consegue abaixar o valor do produto de forma incrível, faz um preço imbatível pela concorrência. Resultado? Venda concretizada!
Bem, a venda foi feita e o dinheiro entrou no caixa da empresa. Tudo certo então, correto?
É aí que se engana. O seu vendedor acaba de vender um produto abaixo do preço de custo. Em vez de lucro, a empresa obteve prejuízo.
Essas duas situações podem ocorrer com muita frequência se a sua empresa não tiver um bom controle de estoque.
Com uma boa gestão, é possível saber quais aspectos estão levando à perda de vendas, quais são os itens que mais vendem e quais os que menos vendem. Quais dão maior lucro e quais dão o menor, que produtos estão em falta e assim por diante.
Vamos explicar mais nessa matéria sobre:
BENEFÍCIOS DO CONTROLE DE ESTOQUE
Primeiramente, é possível eliminar o estoque desnecessário, ou seja, aquele estoque que possui produtos com quantidades enormes e desnecessárias.
Mas por que um estoque em excesso é um problema?
Pare e pense: Se você tem grandes quantidades de um produto significa que levará um tempo maior para vender todas as unidades. E se esse item sair de linha? E se surgir algum outro melhor no mercado? Isso pode fazer com que o tempo de recuperação do capital de giro investido seja enorme.
Sem contar que, a compra de itens para o estoque compromete os recursos financeiros da sua empresa. Se investir muito em quantidades excessivas e desnecessárias de produtos, faltará recursos para serem aplicados em outros setores da empresa.
Portanto, a dica é: Livre-se do que não é útil e rentável, criando espaço para novidades e oportunidades.
Isso por si só já mostra que o financeiro da empresa também depende do estoque. Então uma boa gestão do estoque significa uma boa gestão financeira.
Esse é outro benefício. Você com certeza não quer obter prejuízo com a venda de seus produtos. Porém, para isso é necessário calcular o preço de custo correto, não se esquecendo de impostos e outras despesas, bem como preço de venda, o qual é determinado pela escolha certa do markup de lucro e de lucro mínimo, margens de venda, descontos, impostos e assim por diante.
Lembre-se, a venda de um item só irá se concretizar se o cliente enxergar que a sua oferta é melhor que a do concorrente. Porém, não se precipite jogando o preço de seus produtos lá embaixo apenas para cobrir o da concorrência. Você pode estar tomando prejuízo dessa maneira. Em vez disso, controle seus markups e margens de venda, de uma forma que seja bom tanto para sua empresa como para o seu cliente.
Então já vimos que a gestão do estoque pode otimizar os recursos e beneficiar o setor financeiro. O que mais podemos citar?
Isso auxilia no setor de vendas da sua empresa!
Para vender, existe algo primordial que toda empresa deve ter: Produtos.
A falta de itens no estoque pode estragar uma venda, prejudicar os lucros da empresa e ainda manchar a reputação no mercado.
Você voltaria em uma loja na qual nunca encontra o que procura?
Um cliente satisfeito pode fazer propaganda positiva do seu estabelecimento para 5 pessoas. Um cliente insatisfeito pode fazer propaganda negativa para 50. Portanto, tome cuidado quanto a reputação do seu negócio.
Além do mais, se o estoque estiver bem organizado, com prateleiras e produtos etiquetados, com as localizações dos itens registradas corretamente em um sistema, será muito mais rápido e eficiente o atendimento ao cliente.
Mas agora, surge uma pergunta:
COMO FAZER O CONTROLE CORRETO DO ESTOQUE?
Imagine controlar no papel todas as saídas e entradas de produtos, provenientes de compras, vendas, trocas, garantias e devoluções. Pense em como seria ter que calcular em uma calculadora os custos dos produtos, os markups de venda, as margens e os preços de venda. E para encontrar um item? Ter que ficar gastando tempo olhando prateleira por prateleira até encontra-lo, perguntando para outros ou consultando cadernos com anotações das localizações.
Isso consumiria um tempo enorme de sua empresa e de seu cliente!
Por isso, utilize o Autopeças Fácil para lhe auxiliar na gestão de seu estoque. Com ele você poderá cadastrar produtos, calcular preços de custo e de venda de forma simples, rápida e automatizada, inserir as localizações de cada item e emitir etiquetas de produtos e prateleiras.
Além disso, terá o controle total sobre tudo que entra ou sai do estoque, inclusive sobre os itens que estão em falta. Também poderá realizar balanços, descobrir quais são os itens sem giro e com excesso em estoque, extrair diversos relatórios gerenciais, ter conhecimento dos produtos mais vendidos, exportar catálogos de preços e diversas outras funções de vital importância.
Está esperando o que? Entre em contato conosco e adquira o melhor sistema de gestão comercial e comece agora mesmo a gerenciar o seu estoque da maneira correta!