A fabricante de automóveis Tesla nasceu em 2003 na Califórnia com um claro objetivo: provar que os carros elétricos poderiam ser melhores, mais rápidos e mais divertidos do que os movidos a gasolina. E ainda dar lucro com isso. Mas não, não foi o empresário Elon Musk quem tirou essa ideia do papel. Ele só se juntou à empreitada um ano depois, em 2004, para investir pesado e fazer a empresa deslanchar. Esse é só um dos vários fatos interessantes sobre a marca automotiva mais inovadora do momento.
MUSK NÃO INVENTOU A TESLA
É difícil dissociar o nome de Elon Musk ao da Tesla. Mas não foi o empresário sul-africano que fundou a empresa. Os criadores reais e oficiais foram os engenheiros Martin Eberhard e Marc Tarpenning. Musk só se juntou ao time em fevereiro de 2004 para analisar os investimentos e fornecer assistência na área de design. Deu no que deu, e hoje Musk é o principal CEO da marca, com 20,5% das ações.
SUCESSO DE CRÍTICA, MAS NEM SEMPRE DE PÚBLICO
Em 2013, o sedã Modelo S foi o primeiro automóvel elétrico a conquistar o título “Car of the Year”, prêmio bastante prestigiado da indústria norte-americana e conferido pela publicação MotorTrend. Além disso, o sedã também alcançou classificação máxima de segurança (5 estrelas) da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NHTSA).
QUASE AUTÔNOMOS
Atualmente, os carros da Tesla têm capacidade autônoma nível 5, mas o recurso ainda está desativado. O objetivo é avançar do padrão 4 (quando o carro ainda pode pedir para que o motorista volte a dirigir em certas ocasiões) para o 5 (quando o condutor poderá até dormir ao volante), em 2019.
CONECTADOS 24 HORAS POR DIA
Outra curiosidade dos carros de Elon Musk é que eles nunca desligam – mais ou menos como o próprio CEO. Ao parar o carro é só colocar a alavanca de câmbio na posição “Park”. Nem é preciso se preocupar em desligar chave alguma. No máximo, o que pode ser feito é ligar e desligar o compartimento que dá acesso ao sistema de alimentação do veículo, via um botão na tela sensível ao toque. Isso porque o veículo tem a necessidade de ser constantemente atualizado, e esse serviço normalmente pode acontecer durante a noite.
CARROS QUE PODEM GERAR ENERGIA PARA CASA
A concepção inicial da Tesla evoluiu. A empresa não quer apenas produzir carros elétricos, ela vê uma grande oportunidade para também se tornar uma fornecedora de energia elétrica para residências e escritórios. A ideia é que as estações residenciais (Powerwall) também possam captar energia solar e assim criar uma infraestrutura de abastecimento doméstica. A estação fornece eletricidade para a casa e para o carro, ao passo que o carro também possa fornecer energia para a estação e para a casa.
A MAIOR FÁBRICA DE BATERIAS DO MUNDO
Gênios podem ser um pouco megalomaníacos, não é mesmo? Elon Musk não foge à regra. Para abastecer a frota de veículos da Tesla, o empresário está construindo a maior fábrica de bateriais de íon lítio do mundo. Batizada de Gigafactory, a colossal construção de 510 mil metros quadrados está sendo erguida em Nevada, nos Estados Unidos. Mas o empreendimento ainda não tem data definida para a inauguração. Atualmente, a maior fábrica desse tipo é da Boeing, com 398 mil metros quadrados, localizada em Everett, Washington, EUA. E tudo, é claro, lembrando a promessa de que o complexo fará todo o trabalho sem emitir poluentes.
CARGA PESADA
Mas a Tesla ainda quer ir além e entrar em um terreno de pesos-pesados. No ano passado, a empresa anunciou estar desenvolvendo seu primeiro caminhão 100% elétrico e autônomo.
O “Tesla Semi” terá quatro motores que geram 1.302 cv e podem levá-lo aos 100 km/h em 20 segundos, mesmo quando carregado com pouco mais de 36 toneladas. E a autonomia com uma só carga pode chegar a 804 km.
Sua velocidade máxima será de 105 km/h. Ao fim de um ano, segundo a Tesla, o proprietário do Semi terá economizado cerca de US$ 200 mil por não ter que abastecer com combustíveis fósseis e pelos baixos custos de manutenção. Outro destaque fica por conta da cabine, que mais parece uma sala de estar. Há apenas um assento para o motorista, uma espécie de apoio de braços e duas telas de 15 polegadas, uma de cada lado do volante. Sua produção começa agora em 2019.
TESLA MODEL 3
O Model 3 é o primeiro elétrico de baixo que está sendo criado pela Tesla. O modelo deverá chegar ao mercado este ano pelo valor inicial de US$ 35 mil, algo como R$ 115 mil, sem os impostos. O carro terá autonomia de 350 km e, de série, controles eletrônicos de segurança, oito airbags, conectividade Wi-Fi, comandos ativados por voz, tela de alta definição de 15 polegadas e muito mais. Só falta chegar!
Fonte: Autoesporte