Segundo o CEO e presidente, Antonio Bento, esse é o cenário para 2018. Bento recomenda as empresas que operam no mercado que busquem mais lastro de energia – que pode ser através de geração – para garantir energia aos clientes.
E para os consumidores, ele aconselha a buscar melhorias se apoiando em dois pilares: o técnico e o financeiro. “Projetos de Melhoria Contínua, antes tão focados na eliminação de desperdício e melhorias na qualidade, agora devem colocar a energia no seu centro de trabalho”, considera.
Ele acredita que a melhor solução é construir os Mapas de Fluxo de Valor para identificar o estado atual e ter uma boa projeção do estado futuro desejado. A partir dessas informações, é possível ter condições para adotar iniciativas de eficientização energética e um bom trabalho de manutenção, considerando o aspecto técnico. “Os indicadores de manutenção tão utilizados para suporte à obtenção e renovação das certificações ISO devem também ser utilizados de forma efetiva para orientar e medir os resultados desses trabalhos de gestão de processos e melhoria contínua”, destaca Bento.
A participação dos colaboradores no processo de gestão e controle é fundamental, mudança de hábitos simples, podem fazer toda diferença na redução de custo de energia.
Várias questões precisam ser avaliadas desde a verificação técnica da conta de energia para identificar existência de cobrança indevida, monitoração e gerenciamento de cargas ativas, geração de energia, projetos estruturados e gestão das grandezas elétricas.
Fonte: SincoPeças