Ford e Volkswagen já criaram uma empresa em conjunto no passado, em realidade duas. Uma era a Autolatina, que atuava no Brasil e Argentina. A outra era a Auto Europa, centrada em Portugal e atuante no velho continente. Agora, as duas montadoras voltam a se aproximar, desta vez em uma parceria que visa reduzir custos de pesquisa, desenvolvimento, compras e logística.
O foco desde é o segmento de veículos comerciais, onde as duas empresas buscam melhores margens de lucro. Então, nada melhor do que se unir para amplia-los. Mas, segundo o jornal The Detroit Bureau, o negócio deve ir muito além disso, sendo que uma fusão é algo provável entre VW e Ford.
Não há no momento, nenhum indício de quando isso ocorrerá, mas existe a certeza que esse é o caminho. Para a Ford, a eletrificação da Volkswagen é um ponto fundamental, pois a marca americana ainda está lenta em seu processo, bem atrás da GM nesse aspecto.
Como a VW tem a Eletrify America do seu lado, instalando uma rede americana de pontos de recarga e a base modular MEB é bem versátil, poderíamos imaginar uma futura geração de carros da Ford com propulsão 100% elétrica e condução autônoma de nível elevado. Nesse último caso, a montadora já está bem avançada.
Para a Volkswagen, uma fusão com a Ford significaria abertura e aceitação completa no mercado americano, onde a marca local é muito forte em picapes e SUVs. Além disso, o compartilhamento nessa área atingiria outros mercados. Falando nisso, a VW é forte na China, onde a Ford ainda patina.
E na América do Sul? Aqui a Ford está no prejuízo e uma fusão com a VW poderia salvar a operação nos dois lados da fronteira, assim como também ajudar no mercado mexicano, onde a marca americana despencou após a crise envolvendo o cancelamento de uma fábrica na região norte.
Fonte: The Detroit Bureau / Noticias Automotivas