Por conta da crise econômica pela qual o Brasil passou e ainda está passando, criou-se uma cultura comercial conhecida como “Pechinchar”. Com o dinheiro valendo cada vez menos, os consumidores querem que, cada vez mais, os produtos que eles desejam adquirir custem menos.
Mas até que ponto isso é correto e vale a pena? Será que a busca incessante por preços absurdamente baratos não está fazendo com que a qualidade dos produtos e serviços diminuam cada vez mais?
O fato é que não existe milagre! Para oferecer um serviço ou produto de qualidade é necessário aumentar o preço de venda, até mesmo por que o preço de custo para a empresa ofertante também é maior.
Portanto, voltamos para a pergunta citada acima: Até que ponto é correto brigar por descontos?
Isso depende do produto ou serviço que está adquirindo. Pense no seguinte: Você vai até uma concessionária para comprar um veículo. Então você encontra um Fiat Mobi por R$ 31.900,00. Mas um pouco ao lado dele encontra um Jeep Compass custando R$ 113.000,00.
Então você conversa com o vendedor e diz que você quer comprar o Jeep Compass, mas achou muito caro. Então comenta que viu o preço de um Fiat Mobi e acha aquele preço o justo a pagar.
O que você acha que o vendedor fará? Bem, se ele não der risada primeiramente, no mínimo ele irá explicar por que o Compass é mais caro. Ele tem acabamento Premium, rodas de liga leve, sensor de estacionamento, som de alta qualidade, motor muito mais potente e silencioso, espaço interno maior, bancos de couro, central multi-mídia de ultima geração, porta malas amplo e mais um monte de coisas. Enquanto aquele Mobi de entrada…. bem, se ele vier com rádio já se dê por feliz.
O ponto em questão é que você não deve comparar produtos e serviços com qualidades diferentes. Primeiramente defina o que você quer.
Quer qualidade? Entenda que terá que pagar mais por isso. Quer preço baixo? Entenda que você estará comprando algo com qualidade inferior.
Voltando ao exemplo do carro, se você estiver contente comprando um Fiat Mobi, perfeito! Agora, se você compra um Mobi esperando que ele tenha tudo o que um Compass possui, então o barato sairá caro. Se você se arrepender da compra e depois querer comprar o carro que realmente desejava, gastará mais do que se tivesse acertado de primeira na compra.
Quando você está pensando em adquirir um software, pense da mesma maneira. Pergunte-se: Eu estou procurando um sistema qualquer para a minha empresa ou eu quero algo de qualidade para me ajudar a gerenciar da maneira correta?
Se você estiver pensando em adquirir um sistema básico, sem problemas. Mas não se arrependa depois se começar a observar que o seu concorrente investiu mais e agora tem um controle praticamente perfeito do estoque, do financeiro, das compras, vendas e realmente está crescendo muito mais do que a sua empresa por conta da organização.
Se você optar por investir pouco em sua empresa, aceite que os resultados serão menores ainda.
Pare e reflita: O que eu quero para a minha empresa? Eu quero que ela cresça, seja organizada e realmente me dê todo o potencial de lucro? Ou eu me contento em fazer uma gestão “Meia Boca” para ganhar o mínimo que posso?
A resposta a essas perguntas te ajudarão a decidir qual sistema de gestão irá implantar na sua empresa. Se você é alguém que quer ver o seu empreendimento crescer, saberá que um bom sistema de gestão pode até custar mais caro, porém, os resultados serão muito melhores e com certeza irão compensar!
Pense em tudo isso e depois entre em contato conosco para conversarmos a respeito do melhor sistema de gestão para autopeças, o Auto Peças Fácil!
Fonte: Trillennium Technology