Voltam à tona, novamente, as negociações para a definição do Rota 2030, o programa que deve consolidar uma política industrial de longo prazo para a indústria automobilística no Brasil. O dia 12 de abril é uma data provável para se bater o martelo em questões pendentes, especialmente no que diz respeito a incentivos para pesquisa e desenvolvimento. Diferentes fontes do setor admitem que a reunião está sendo costurada e agendada: a própria Anfavea, associação das fabricantes, enviou aos presidentes das montadoras um aviso para reserva de data, mas ainda não há confirmações.
Nesta data, pode sair uma versão palatável do Rota 2030, com uma equação tributária capaz de atender os interesses do MDIC e da Fazenda. O pacote seria formulado por meio de medida provisória, ainda que a versão seja razoavelmente desidratada para contornar resistências.
Os organizadores do Fórum da Indústria Automobilística, que ocorrerá no dia 16 de abril, estão atentos ao desenrolar dos acontecimentos em Brasília, de modo a colocar os participantes do evento a par das novidades. Assim, os pressupostos para a definição de uma necessária política industrial estarão em pauta no programa, que reunirá em debate representantes da consultoria Bright, além do presidente da Anfavea, Antonio Megale, o presidente do Sindipeças, Dan Ioschpe, e consultores especialistas no mercado automotivo da IHS Markit, Jato Dynamics e Carcon Automotive.
Para informações sobre o Fórum, como a programação completa e valores, acesse aqui o site do evento .
Fonte: Automotive Business